sexta-feira, 3 de junho de 2011

Célia Bardes Nogueira Nascimento

Papéis Brasileiros
Curadoria Teixeira Coelho - Denis Molino

            A exposiçao reune diversas obras que passam pela Figuraçao, Abstraçao e Nova Figuraçao. A primeira sala reune obras com u pouro nanquim, e algumas obras coloridaso artista revela seu olhar como uma uma sintese.As obras revelam uma tentativa em se mostrar o belo oculto presente na natureza e na realidade.
          Já num sugundo momento, numa nova sala podemos observar que as obras mudam de estilo, assumem um novo carater, elas buscam agora o interior ainda mais oculto, ainda mais profundo. Aqui vemos cores, linhas, formas, tudo misturado , influencias surrealistas, pois o que vale aqui e a representaçao do mundo interno desse artista de sues tormentos, de seus sonhos, duvidas e afliçoes.
          A exposiçao encerra-se com uma terceira fase que chamamos de Nova Figuraçao, a figura esta de volta o universo e a=ser retratado e a propria cultura.Um dos artistas que nos chama a atençao, é Cladio Tozi percemos um carater da popart em suas obras, ele tenta aproximar a linguagem dos quadrinhos, dos meios de comunicaçao em massa, apropriando-se de um ambiente urbano e moderno dando a eles um novo significado, a fim de criar uma nova mensagem.
          Diversas sao as técnicas encontradas na exposiçao, Xilografuras, Agua Forte, Litografias, Linoleo Gravuras em metal.Vale a pena conhecer a exposiçao, mesmo que pequna nos remate a uma noçao da evoluçao e das passagens da Figuraçao, Abstração, e Nova Figuração.





 



Quando - Terça a Domingo e feriados, das 11h ás 18h
(bilheteria até 17h30)
Quinta-Feira, das 11h às 20h
(bilheteria até 20h)

Onde - Masp

Ingressos R$ 15,00
Estudantes R$ 7,00
Até 10 anos e acima de 60 anos Livre
Às Terças Feiras - Livre

http://www.masp.art.br/
twitter.com/maspmuseu

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sob o peso dos meus amore" José Leonilson Bezerra Dias



"Sob o peso dos meus amores"

José Leonilson Bezerra Dias

         Para iniciar a exposição é necessário descer ao sub solo 2 do prédio Itau Cultural. A exposição começa de baixo, como a vida difícil de Leonilson. Nesse primeiro andar as obras são apresentadas em ordem cronológica de modo a contar a historia do autor. Nesse andar há também desenhos de José quando criança e algumas historias de sua vida. Leonilson nasceu em 1957 e nessa exposição suas obras dividem o mesmo espaço que seus desenhos infantis o que mostra um questionamento do que é arte, pois nesse caso sua colagem de revista é uma obra como seus quadros.
        Suas obras são organizadas algumas presas nas paredes e outras em armários com gavetas ou vitrines, mas de uma maneiram a ter uma ordem de observação sem ser formal. Nas paredes estão escritas partes da vida de Leonilson, alguns poemas dele, e frases de amigos e parentes. Grande parte das obras saem da bidimensão pulando fora do quadro, com o intuito de se aproximar e inquietar o espectador. Nos outros andares as obras saem de uma organização cornológica, mas parecem contar uma historia. É possível identificar também uma maior seriedade nos trabalhos apos os anos 80.
          Ao acabar a exposição fiquei com uma sensação de que havia lido uma biografia secreta de Leonilson, como se através de suas obras ele estivesse contando sua historia, desde seu nascimento, suas paixões, decepções e sofrimentos até sua morte em 1993.





Itaú Cultural
Aberto do dia 17/03 ao 29/05
www.itaucultural.org.br

Thomaz Figueiredo 3DPM