quinta-feira, 28 de abril de 2011

Água na Oca

                        
                          Fernanda Dorta Amorim
                         
                   "Água na Oca"- Instituto SANGARI


                  A exposição "Água na Oca"  é uma interessante viagem pelo mundo da água, que mescla arte, ciência, política e aventura, nos mostrando o quão somos dependentes dela e de que maneira todos os seres vivos são afetados, quando há mudanças referente a este assunto. 

                  Ao entrar na oca, me senti um pouco perdida, não sabia por onde começar devido ao tamanho do lugar. Comecei a andar pelo primeiro andar, chamado de "MUNDOd'água", onde pude ver diversos modelos de canoas e remos, miniaturas de navios, aquários reais e virtuais, cubos d'água, entre outros. Em seguida fui para o outra andar, chama "o DESAGUAR", onde estavam localizadas obras interessantes de variados artistas, como o simulador fluorecente de ondas feito por Leandro Lima e Gisele Motta. Partindo para a terceira ala, chamada "INFILTRAÇÃO", pude ver situações reais através de um simulador de infiltração, por exemplo. Por trás dessa ala, há a idéia de consciência coletiva, na qual nos faz parar para pensar sobre nossa influência nesse mundo da água, nos fazendo perceber que somos dominados e dependentes dessa força da natureza. O último andar é chamado de "a ÚLTIMA FRONTEIRA", que é um cinema no qual nos é passado um vídeo, de duração de 10 minutos, sobre o oceano e suas características.
            Essa exposição é, sem dúvida, uma expêriencia inovadora e divertida, além de importante e educativa. Afinal, nos permite conhecer um pouco mais sobre o elemento no qual nao vivemos sem, a ÁGUA.



     



Aquário real


                            
                    
                                                    
                                                     


                                               Aquário virtual







Piscina virtual (imagem humana projetada)






                                                 Mini aquários























Informações:

Quando: De 26 de novembrode 2010 a 8 de mais de 2011.
Horário: De terças a sextas-feiras das 9h às 18h. Quintas-feiras das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 20h.
Onde: Parque do Ibirapuera, Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (Oca), portão 3.
Preço: 20 reais ou 10 reais estudante



Links relacionados

www.cidadedesaopaulo.com/sp/exposicoes

www.cidadedesaopaulo.com/.../exposicoes/1476-exposicao-qagua-na-ocaq- complementa-o-roteiro-cultural-no-pq-ibirapuera




segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Mundo Mágico de Escher


Carolina Spalding

O Mundo Mágico de Escher
Pelo artista holandês M. C. Escher (1898-1972)

     A exposição reúne 95 obras (entre litografías, xilogravuras e painéis) em 3 salas, no subsolo e  nos corredores do CCBB. As obras pertencem ao Acervo Gemeentemuseum, situado em Haia na Holanda e é o maior acervo do artista que já veio ao Brasil. É uma exposição bastante interativa, em que o visitante percebe e "brinca" com as obras de uma forma bastante clara e objetiva. Não é possível tirar fotos dentro das salas, apenas nos corredores. Ela já passou por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. 

     A primeira vez que vi essa exposição foi no Rio de Janeiro e fiquei encantada. Vendo agora, pela segunda vez, pude perceber como o artista cativa os espectadores. Talvez porque ele brinque com o impossível, formando espaços imaginários e desenhos que "não têm sentido". É exatamente essa busca do nosso olhar na gravura do artista que o torna tão impressionante e cativante. 
     O prédio do CCBB de Sp não é tão grande quanto o do Rio e por isso as obras ficaram mais divididas, porém o conteúdo é exatamente o mesmo. Nos dois salões de entrada, encontra-se a Sala da Relatividade, em que o visitante pode subir e tirar uma foto. Durante toda a exposição o visitante pode interagir e ver de perto a ilusão de ótica provacada pelo artista.

                 Sala da Relatividade


     Na minha opnião, o ponto forte da exposição é a sala "A Casa de Escher", situada no subsolo. O curador, Pieter Tjabbes, reproduziu uma sala igual a obra "Autoretrato em Esfera Espelhada", dessa forma, o visitante pode sentar numa cadeira, se ver e ver a sala atrás de si na esfera, tal como a gravura. Infelizmente não pode tirar foto da sala, mas vale a experiência e fica a dica.


Autoretrato em esfera espelhada, 1935.
Litografia.
31,8 x 21,3 cm.


vista geral do prédio


painéis que mudam quando o visitante passa


vista do 2º andar


reprodução de Relatividade (litografia, 1953)


A visita foi no dia 19 de abril, às 14 horas.
A exposição acontece do dia 19 de abril ao dia 17 de julho de 2011, no Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112.
bb.com.br/cultura

domingo, 24 de abril de 2011

"Abre a Porta" e "Rodoviária de Brumadinho" - Inhotim

1)
(tinta automotiva sobre fibra de vidro)
2) Julia Wolff

3) JOHN AHEARN:
"Abre a Porta, 2006" e "Rodoviária de Brumadinho, 2005"
4) Esse é um mural que está em Inhotim, Brumadinho. O mural à direita, Rodoviária de Brumadinho (2005), representa a estação rodoviária de Brumadinho e as pessoas que passam por ela, um lugar que não é apenas um terminal de transporte, mas também centro de vida social, pois nele se apresentam grupos de dança populares. O mural à esquerda, Abre a porta (2006), mostra uma procissão religiosa, solene e fervorosa, que acontece anualmente junto à igreja situada em Inhotim, em frente ao mural. A procissão é formada por integrantes dos grupos locais de Congado e Moçambique, cujas raízes remontam à linhagem africana de ex-escravos praticantes de um tipo de catolicismo que assimilou divindades animistas.
5) Eu adorei conhecer Inhotim, um centro cultural, que todos nós deveríamos ir e desfrutar de belezas naturais e artísticas. Esses dois murais que eu escolhi, são como um monumento para eles, a história por de trás de cada mural é muito bonita e interessante. O fato dos personagens serem pessoas que eles, autores, conhecem e que alguns são funcionários do próprio lugar, Inhotim, é mais legal ainda. Além de tudo, é muito bonito e traz uma certa felicidade ao olhar e saber que temos pessoas criativas e boas ao nosso redor.
6)
 (tinta automotiva sobre fibra de vidro)

7) Quando: 9/04/2011 ás 10:00
Onde: Inhotim, Brumadinho, BH
Painel (Fixo)