Amizade Sírio - Libanesa
Meire Pimentel
Amizade Sírio - Libanesa - Ettore Ximenez
O Monumento foi uma doação da comunidade Sírio-libanesa à cidade, nas comemorações do centenário da Independência, em 1922. Com 14 metros de altura, foi instalado inicialmente nos jardins do Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro e trazido para o lado de cá do rio, para evitar sua depredação.
A escultura é linda, é enorme, fica dentro de uma praça, num lugar aberto, eu amei a estátua, uma linda homenagem para nossa cidade, achei uma pena que ela esta toda pixada, e também não há muita evidência de cuidados e conservação.
Em torno dela há bastante árvores, pois é dentro de uma praça, a composição com as arvores é perfeita, embora fique um tanto escondida.
Eu adorei, pesquisei na internet antes de ir, e tive muitas opções, mas optei por essa porque realmente me deixou curiosa.
O significado da Estátua:
O monumento à Amizade Sírio-Libanesa foi um presente da comunidade sírio-libanesa aos brasileiros para celebrar o Centenário da Independência do Brasil. É formado por um grande pedestal em granito rosa, onde se pode ver figuras em bronze à sua volta. Nelas estão representados um barco fenício (símbolo da supremacia dos antepassados dos sírio-libaneses no exercício do comércio e da epopéia marítima destes povos).
Visitei na terça feira 08/03/2011 às 16:35hs
Onde: Praça Ragueb Chohfi no Centro, ao lado do terminal Parque Dom Pedro II, Sé
Artista Ettore Ximenez
Links relacionados:
http://www.monumentos.art.br/monumento/amizade_siriolibanesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário