segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Mundo Mágico de Escher


Carolina Spalding

O Mundo Mágico de Escher
Pelo artista holandês M. C. Escher (1898-1972)

     A exposição reúne 95 obras (entre litografías, xilogravuras e painéis) em 3 salas, no subsolo e  nos corredores do CCBB. As obras pertencem ao Acervo Gemeentemuseum, situado em Haia na Holanda e é o maior acervo do artista que já veio ao Brasil. É uma exposição bastante interativa, em que o visitante percebe e "brinca" com as obras de uma forma bastante clara e objetiva. Não é possível tirar fotos dentro das salas, apenas nos corredores. Ela já passou por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. 

     A primeira vez que vi essa exposição foi no Rio de Janeiro e fiquei encantada. Vendo agora, pela segunda vez, pude perceber como o artista cativa os espectadores. Talvez porque ele brinque com o impossível, formando espaços imaginários e desenhos que "não têm sentido". É exatamente essa busca do nosso olhar na gravura do artista que o torna tão impressionante e cativante. 
     O prédio do CCBB de Sp não é tão grande quanto o do Rio e por isso as obras ficaram mais divididas, porém o conteúdo é exatamente o mesmo. Nos dois salões de entrada, encontra-se a Sala da Relatividade, em que o visitante pode subir e tirar uma foto. Durante toda a exposição o visitante pode interagir e ver de perto a ilusão de ótica provacada pelo artista.

                 Sala da Relatividade


     Na minha opnião, o ponto forte da exposição é a sala "A Casa de Escher", situada no subsolo. O curador, Pieter Tjabbes, reproduziu uma sala igual a obra "Autoretrato em Esfera Espelhada", dessa forma, o visitante pode sentar numa cadeira, se ver e ver a sala atrás de si na esfera, tal como a gravura. Infelizmente não pode tirar foto da sala, mas vale a experiência e fica a dica.


Autoretrato em esfera espelhada, 1935.
Litografia.
31,8 x 21,3 cm.


vista geral do prédio


painéis que mudam quando o visitante passa


vista do 2º andar


reprodução de Relatividade (litografia, 1953)


A visita foi no dia 19 de abril, às 14 horas.
A exposição acontece do dia 19 de abril ao dia 17 de julho de 2011, no Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112.
bb.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário