quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sob o peso dos meus amore" José Leonilson Bezerra Dias



"Sob o peso dos meus amores"

José Leonilson Bezerra Dias

         Para iniciar a exposição é necessário descer ao sub solo 2 do prédio Itau Cultural. A exposição começa de baixo, como a vida difícil de Leonilson. Nesse primeiro andar as obras são apresentadas em ordem cronológica de modo a contar a historia do autor. Nesse andar há também desenhos de José quando criança e algumas historias de sua vida. Leonilson nasceu em 1957 e nessa exposição suas obras dividem o mesmo espaço que seus desenhos infantis o que mostra um questionamento do que é arte, pois nesse caso sua colagem de revista é uma obra como seus quadros.
        Suas obras são organizadas algumas presas nas paredes e outras em armários com gavetas ou vitrines, mas de uma maneiram a ter uma ordem de observação sem ser formal. Nas paredes estão escritas partes da vida de Leonilson, alguns poemas dele, e frases de amigos e parentes. Grande parte das obras saem da bidimensão pulando fora do quadro, com o intuito de se aproximar e inquietar o espectador. Nos outros andares as obras saem de uma organização cornológica, mas parecem contar uma historia. É possível identificar também uma maior seriedade nos trabalhos apos os anos 80.
          Ao acabar a exposição fiquei com uma sensação de que havia lido uma biografia secreta de Leonilson, como se através de suas obras ele estivesse contando sua historia, desde seu nascimento, suas paixões, decepções e sofrimentos até sua morte em 1993.





Itaú Cultural
Aberto do dia 17/03 ao 29/05
www.itaucultural.org.br

Thomaz Figueiredo 3DPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário