terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Marcas do Expressionismo



                                     Marina Godinho Wellisch
                            
                                      Marcas do Expressionismo


     A exposição " Marcas do Expressionismo" está exposta  no acervo do MAB- FAAP,  é composta por 47 obras de uma série de telas, a intenção da amostra é a de constatar que o cerne dessa tendência artística se manteve atuante, enquanto seus fundamentos conceituais e seus aspectos formais permanecem análogos e universais sempre! Obras de artistas como Anita Malfatti e Flavio de Carvalho podem ser encontradas. As obras retratam o desequilíbrio emocional e as angustias dos artistas expressionistas.


      O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deformando a figura, para ressaltar o sentimento. Assim é possivel perceber que há uma predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. 


                                                                 Flavio de Carvalho


Oi gente!
Resolvi visitar a exposição que acabou de abrir no museu MAB-FAAP sobre Expressionismo, indico que todos passem para dar uma olhadinha, por que realmente vale a pena! Tinham muitos quadros de autores expressionistas como Anita Malfatti e Flavio de Carvalho, gostaria de colocar todos mais como não é possível escolhi o pintor Flavio de Carvalho, infelizmente não consegui tirar foto da obra que mais gostei e tampouco achei na internet, se chama " retrato de josé geraldo vieira " - 1951. No entando encontrei um quadro dele bem similar nas cores e modo de pincelada para vocês terem uma ideia pelo menos de como esse artista pintam.


O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos inicio do século XX, de indivíduos que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista, e costuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjetivamente a natureza e o ser humano, dando prioridade à expressão dos sentimentos mais que à descrição objetiva da realidade


 Há a utilização da linha e da cor de um modo temperamental, emotivo e de forte conteúdo simbólico. Também é possível perceber o interesse pelo lado pessimista da vida e pela angústia EXISTENCIAL do indivíduo, as cores são bem violentas, fortes e contrastantes. A temática das obras é de solidão humana, retratando uma deformação emocional da realidade.













                                 medo-2.png

O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural.




Bom gente, espero que tenha convencido a todos a irem, eu adorei!
A exposição abriu dia 15 de fevereiro e ficará até dia 29 de maio, o horário de funcionamento é das 10:00am ás 22h ainda tem muito tempo então não tem desculpa para não ir!


Local: Museu FAAP
Hora da visita: 10:45 am
Dia: 15/02/2011




Links relacionados:


http://www.cesargiobbi.com.br/materia/mercado_de_arte/15413/marcas_do_expressionismo


http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_arteexpressionista.html


http://www.historiadaarte.com.br/expressionismo.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário