quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ordem e Progresso: Vontade construtiva na arte brasileira


Raíssa Lara Nieri Costa

Copulônia - 1989/1991 - Ernesto Neto

A obra pode ser encontrada no MAM , Museu de Arte Moderna, que se encontra no parque Ibirapuera.
A exposição Ordem e Progresso: vontade construtiva na arte brasileira aborda a mudança de projeto de país desde o pós-guerra na oposição entre rigor formal e desequilíbrio nas artes visuais.
A escultura de Ernesto Neto é composta de tecidos de lycra recheados com chumbo grafitado. É um artista carioca e seu trabalho está estabelecido em uma obra de transição da exposição Ordem e Progresso. A obra parece ter movimento, e podemos fazer uma ligação dessa obra como se fossem os nervos, veias e articulações do ser humano. Seu objetivo é a forma, trás como forma de expressão os acontecimentos da realidade. Essa obra em específico trás como referência o interior e o exterior do ser humano. Nos levam a visitar um campo lúdico da mente, orgânico, às vezes intra corpóreo até.
Gostei muito da escultura do Ernesto Neto e de saber um pouco mais sobre suas obras, todas são feitas com muita imaginação e mesmo parecendo ser uma coisa nada a vê, quando você começa a analisar pedacinho por pedacinho e relaciona tudo faz sentido. é realmente muito interessante.


Término: 03 abr 2011
Sala: MAM - Grande Sala MAM

Links relacionados:
http://www.inhotim.org.br/arte/obra/view/367
http://www.fortesvilaca.com.br/blog/arquivo/2009/01/


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário