quinta-feira, 19 de maio de 2011

Anthony McCall na Luciana Brito Galeria


                                                                                       
                                            Tatiane Vila Wertheim


A exposição Anthony McCall ocorre na Luciana Brito Galeria, uma galeria muito conceituada de São Paulo que traz vários artistas conhecidos internacionalmente. Ela apresenta a primeira exposição individual no Brasil do artista britânico, Anthony McCall, radicado nos Estados Unidos. Ele é bastante conhecido por suas grandes instalações, onde nelas tenta mostrar o uso da luz em ambientes escuros, tenta mostrar a qualidade e o efeito escultórico da luz nesses ambientes em que ela não esta presente.

Em sua exposição há instalações multimídia, feitas na década de 70 e na década passada. Sua obra faz parte de coleções importantes como o do MoMA/Nova York, Baltimore Museum of Art (Baltimore, Maryland), Centre Georges Pompidou (Paris, França), Tate (Londres, Inglaterra), etc.

Logo que cheguei, fui atendida por uma mulher que me passou algumas informações sobre a exposição. Contou que eram quatorze obras expostas, e que haviam sido usadas todas as salas da galeria. Disse que o artista é muito conhecido e traz para essa exposição algumas das principais obras de sua carreira, e que ele apresenta um conjunto de obras históricas e recentes, que configuram uma retrospectiva. Em seguida, disse que iria me deixar a vontade para visitar tudo, pois a exposição era para ser visitada e olhada, por meio da observação e percepção pessoal de cada um.




Ao chegar na exposição, o ambiente era claro devido a porta da entrada ser de vidro, permitindo com que fosse possível de enxergar claramente a obra que McCall fez para a inauguração de sua exposição. No hall de entrada, havia apenas essa obra e um vídeo dela sendo montada.

Ao me dirigir para a primeira sala, levei um choque de luminosidade, pois diferentemente da passada, a sala era completamente escura, fechada e sem luz, com apenas uma escada no fundo que levava a continuação da exposição.

Continha uma obra que me fez perceber que realmente valeu a pena ir a exposição, pois achei muito interessante. Primeiro pelo fato de eu ter levado um choque de luminosidade apenas ao entrar na sala, o que me prendeu a atenção. Segundo porque achei incrível olhar aquele arquivo de vídeo digital, vídeo-projetor, que fazia refletir na parede uma imagem parecida com a de um círculo, e poder também interagir com a obra, se posicionando na frente do projetor contra a parede, e enxergando assim, fumaças e faixo de luz.









No restante da exposição, haviam salas com luminosidade com quadros querendo
mostrar a profundidade das obras, ou outras sem luminosidade, com construções de obras também com o mesmo intuito.






Concluindo, Anthony McCall fez sua carreira ser marcada principalmente por explorar ideias de espaço, arquitetura e luz, provocando percepção sensorial do publico. Como um artista multimídia, possui uma produção combinando filmes, esculturas, instalações, desenhos e performances.

Sua exposição foi aberta 9 de Maio de 2011. Se localiza na Galeria Luciana Brito que fica na Rua Gomes de Carvalho, 842 – Vila Olímpia. Termina dia 18 de Junho de 2011, e seu horário de funcionamento é de Terça à sábado, das 10h às 19h. É gratuito, e o telefone para contato é 3842-0634.

Links:

http://lucianabritogaleria.com.br/pt/exposicoes




Nenhum comentário:

Postar um comentário