quinta-feira, 26 de maio de 2011

Rio Sao Francisco navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, Moda e História

Mateus Barsanti Placco


Rio Sao Francisco navegado por Ronaldo Fraga,
                                                                             por Mateus Barsanti Placco

A amostra é composta por treze instalações plásticas de arte contemporânea, que caminham entre moda e a cultura ribeirinha. As salas são interligadas por um percurso que remete o interior do vapor Benjamin
Guimarães, construído em 1913. O visitante irá se deparar com elementos que remetem o Rio São Francisco, da foz à nascente, passando pelas lendas, costumes e cidades ribeirinhas. 


    ambiente 02 - O gosto que o Chico tem(cheiros e gostos do rio; mercadorias,temperos,peixes em extincao em latas de concerva)
ambiente 01- O Chico morre no mar - a foz do Rio
(peixes feitos de garrafas pet e o rio
feito com 7 milhoes de canudos)           


Em 2008, o estilista mineiro embarcou em uma viagem de três meses a bordo do Benjamin Guimarães, uma das últimas embarcações a vapor em atividade no Rio São Francisco. Fraga conheceu a nascente, em Minas Gerais, e foi até Piaçabuçu, em Alagoas ,e a viagem serviu de inspiração para sua coleção de Verão 2009.
O ‘’Velho Chico’’ sempre esteve presente em sua vida desde a infância, quando seu pai contava histórias e lendas do mágico universo ribeirinho.
Após dois anos em que sua coleção de Verão 2009 foi realizada e apresentada no SPFW (São Paulo Fashion Week), o estilista, nascido em Pirapora (MG), resolveu transformar suas experiências em outro projeto: transformar parte da magia do ‘’Velho Chico’’ em uma exposição que circulará por, no mínimo, doze cidades do Brasil.
Logo na entrada, um cardume feito de garrafas PET pendurado no teto chama atenção pelo efeito visual — o objetivo da obra é abordar a poluição e salinização das águas. Este é o inicio do percurso, que  o visitante pode assistir um vídeo gravado por Ronaldo Fraga, no qual o estilista explica a proposta da exposição.
Repleto de malas e fotos antigas, o terceiro ambiente, O Chico e o Caixeiro Viajante, exibe curtos documentários. As fotos feitas por Marcel Gautherot, do acervo do instituto Moreira Salles e os vídeos feitos pelo projeto ‘’Cinema no Rio São Francisco’’, mostram um tempo repleto de saudade.

ambiente 03 - O Chico e o caixeiro viajante (malas e
fotos mostram um tempo repleto de saudade)

                          

                                                     ambiente 04 - Memoria e devocao (santuário do Bom Jesus da Lapa , expressão máxima de devoção e fé)


Tive a oportunidade de assistir ao desfile dessa coleção do estilista no SPFW e não imaginava o trabalho que estava por traz de todas as roupas; trabalho esse mostrado no sétimo ambiente chamado: O Rio tece e veste, no qual as roupas representam as lendas e as historias do Rio São Francisco.
As roupas também estão expostas no sexto ambiente, A voz do Chico, no qual o visitante pode abraçar os vestidos e ouvir o poema declamado por Maria Bethania ‘’Águas e mágoas do Rio São Francisco’’ de Carlos Drummond de Andrade.

ambiente 06 - A voz do Chico (poema declamado por Maria Bethânia)






ambiente 07 - O Rio tece e veste ( roupas assisnadoas por Ronaldo Fraga e borbadas a mão por bordadeiras das cidades ribeirinhas)

O nôno ambiente, Cidades Submersas, chama a atenção pela perfeição e a emoção no qual a luz traz a escuridão, pois representa as cidades que foram alagadas na construção da Barragem da Hidroelétrica de Itaparica em 1988. Um vídeo produzido por Wagner Moura e Sandra Delgado mostra um pouco do que foi os últimos dias de Rodelas, cidade baiana à margem do Rio.
Enquanto o décimo primeiro ambiente, Painel de lendas, mostra ilustrações feitas pelo estilista para as lendas mais famosas presentes no universo do ‘’Velho Chico’’, décimo terceiro e ultimo ambiente, De gota a gota faz-se o mar – a nascente do Rio; um espaço interativo para que as pessoas possam desenhar na lousa circular imagens particulares ligadas ao universo ribeirinho visto na exposição.

ambiente 09 - Cidades submersas



ambiente 11 - Painel de lendas (imagens feitas por Ronaldo Fraga mostram o curioso universo do ''Velho Chico''







Exposição única, regada pelo barulho das águas do Rio e que vale a pena ser visitada.


Locais e horários:
Pavilhão das Culturas Brasileiras
Endereço: Parque Do Ibirapuera, Port. 10,Tel.: (011) 5083-0199
Quando: (Ter, Qua, Qui, Sex, Sáb e Dom) Acontece de terça a domingo e feriados das 09h00 às 17h00. Grátis. De 01/04 a 26/06.

Links:
Ronaldo Fraga S/S 2009 SPFW, parte 01/02



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário