domingo, 27 de março de 2011

A Arte Nano no MuBe

                                           Geórgia Nassar Khouri

     Um novo espaço para uma nova percepção - Nanoarte





Artistas envolvidos  nessa exposição Alberto Blumemschein, Catherine Kafiris, Cristina Libarti, Iriny Kafiris, Marta Strambi e Rosane Gauss.






       As obras desta exposição são fruto de um trabalho dos alunos de uma pesquisa orientada pela artista e professora Dra. Anna Barros. Os artistas, na mostra, tecem uma narração poética de imagens científicas que têm origem, diversificada dos laboratórios de Física, de Química, Fitologia e Biologia, demonstrando o escopo da nanociência em agregar todos os ramos da ciência, com possibilidades de transformar o mundo e sua percepção, em inúmeros aspectos.  A imaginação poética enriquece-as apresentando-as sob várias técnicas já conhecidas na arte: pintura, colagem e escultura.

     
A exposição contêm 6 obras, cada uma delas é de um autor próprio. A Nanoarte é muito interessante, pois pude perceber que ela não é simplesmente a observação de algo muito pequeno, ou, o que os nossos olhos não podem ver nus. Ela altera as percepções das pessoas pois ela cria uma tensão a arte a ser analisada. O observador fica chocado e deslumbrado com a obra e ela o conduz a um pensamento fora da mera exposição.   

Assim é como eu te vejo que você me vê te vendo 
Alberto Blumenschein

   O espaço nano como um novo espaço poético, onde possam surgir novas possibilidades reflexivas e estéticas. A partir do som grave das músicas as partículas da água se movem dentro de um espaço nano.


Speleo - Catherine Kafiris
A instalação apresenta um fragmento de uma estalactite real com reprodução em helograma 3D. A obra busca uma relação perceptiva entre o mundo nano e macro, o visível e o invisível.


                                                               
                       Da visão à sensação - Rosane Gauss
       Instalação relacionando o visível ao invisível. A imagem traz a inter- relação, por afinidade eletiva, entre formas e movimentos de luz e sombras da natureza no espaço perceptivo visual no mundo regido pelas leis físicas neowtonianas.








Serviço da exposição:
Quando: Domingo - Dia 27/03/11- 16:30
 Museu : MuBE - Museu Brasileiro da Escultura
 Até quando: De 26 de Março a 4 de Abril de 2011
                               www.cmdmc.com.br/ nanoarte
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário