quinta-feira, 17 de março de 2011

“A Mão” do Memorial América Latina



Natalie Rabello

Memorial da América Latina - Oscar Niemeyer

Inaugurado em 18 de março de 1989 na Barra Funda, o Memorial da América Latina foi criado para difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber, sempre com o objetivo de interagir relações culturais, políticas, econômicas e sociais. Em uma área com 84.480 m², o arquiteto Oscar Niemeyer projetou o espaço em cima de um projeto cultural desenvolvido pelo sociólogo brasileiro Darcy Ribeiro, que sempre defendeu a integração da América Latina.

O cartão de visita do memorial é a Praça Cívica, um espaço com 12 mil m² de área livre, onde são realizados eventos para até 40 mil pessoas. Nela acontecem festas típicas dos países do continente e das regiões brasileiras, shows populares, festivais, oficinas e espetáculos variados.Também conhecido como Praça do Sol, o local abriga a famosa escultura de Oscar Niemeyer – “A Mão”.

Ostenta na palma o mapa da América Latina na cor vermelha, representando o sangue vertido na luta pela identidade cultural e autonomia política, social e econômica do continente.Outro significado e de não ser so o sangue ,ele tem contigüidade . A mão significa como se fosse um abre alas da America Latina,como se fosse um direcionamento dos cinco dedos. Oscar Niemeyer era comunista e se identificava com os partidos de esquerda,como forma de homenagem ele  projeta sua mão esquerda num sentido de única. A escultura é em concreto aparente embaixo-relevo com pintura em esmalte sintético e possui sete metros de altura.
No pedestal : ''O sentimento da unidade latino-americana é o limiar de um novo tempo. O esforço da organização para eliminar a apressão dos poderosos e construir um destino maior e mais justo é o compromisso solene de todos nós.'' '
''Sempre pensei em fazer escultura,mas sem nenhuma preferência ou caminho a seguir.Pra mim,em matéria de arte e mesmo de arquitetura – , não importa haver estilos diferentes,nem obra antiga ou modera.O que existe é apenas arte boa ou ruim.''Oscar Niemeyer.
A maozinha ,a primeira imagem que vem na cabeça quando pensamos no memorial.





Quando: 17/03/2011 às 15:30
Onde: Av. Auro Soares de Moura, 664

8 comentários:

  1. Muito lindo o Memorial
    Estou fazendo um trabalho escolar sobre o Oscar Niemyer e eu precisava criar um texto sobre a sua escultura "Mao" e esse texto me ajudou muito e me deu várias ideias sobre o que escrever!!

    ResponderExcluir
  2. fala tudo sobre ate tirei dez no trabalho

    ResponderExcluir
  3. melhor explicaçao para fazer trabalho

    ResponderExcluir
  4. Lindo a gente ver poder saber o porquê
    Eu amo este lugar.

    ResponderExcluir