sábado, 12 de março de 2011

Exposição Caprichosamente Engarrafada: Rótulos de Cachaça


Ana Carolina Martins Espíndola de Oliveira

Exposição Caprichosamente Engarrafada: Rótulos de Cachaça

A peças fazem parte da coleção de Egeu Laus, Rio de Janeiro e do Acervo da Fundação Joaquim Nabuco Fundaj - Pernambuco

A exposição mostra os rótulos de cachaça tipicamente brasileiros, imitando nosso próprio meio social a partir de 1940 até hoje em dia. Expõe diferentes marcas de pingas e mostra a cultura popular brasileira com suas mulheres, índios, animais, santos e paisagens.
A exposição mostra também a forma com que os rótulos eram produzidos na época, primeiramente a litografia e depois o offset, uma produção mais industrializada para ser produzido em larga escala.


Quando fui ao Tamio Ohtake, quatro exposições estavam acontecendo, e eu escolhi a Caprichosamente Engarrafada porque gostei das imagens que mostram tipicamente como era o cotidiano brasileiro e, no meu ponto de vista, de uma forma humorística. A exposição é dividida em temas, o que eu também achei interessante, primeiramente mostra as paisagens e lugares, desde as cenas rurais ate os transportes da cana. Os Pin- Ups, na qual relaciona a cachaça a conotações eróticas. Os eventos e personagens importantes da época também são impressos nos rótulos. A fauna e a flora e as lendas e costumes indígenas estão presentes no mundo rural e também nos rótulos. Mostram para quem não viveu na época um pouco da vida simples que a população brasileira se encontrava, e por isso cativa quem a visita. Indico ir ao Tomio Ohtake porque alem desta, as outras exposições também valem a pena serem vistas.


PAISAGENS E LUGARES: 



 HUMOR:


PIN-UPS:




EVENTOS E PERSONAGENS:


ANIMAIS: 



INDÍGENAS:



TIPO GRAFIA:





Quando: 10 de fevereiro
Onde: Instituto Tomio Ohtake
Até: 10 de abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário